Quanto Ganha Jovem Aprendiz: Salário

O Jovem Aprendiz é uma iniciativa para ajudar jovens a ingressar no mercado de trabalho. Mas além dos benefícios de começar uma possível profissão, saber quanto ganha Jovem Aprendiz também pode ser motivador para alguns jovens. A renda extra e outros benefícios ao se informar quanto ganha Jovem Aprendiz ajudam a melhorar até a qualidade do estudos.

Quanto ganha Jovem Aprendiz

Quanto Ganha Jovem Aprendiz

Quanto ganha Jovem Aprendiz?

O salário base do salário Jovem Aprendiz é de R$ 3,58 por hora trabalhada. A boa notícia é a possibilidade de variar sempre para mais. A empresa pode estipular um salário um pouco maior, pois não há limite máximo de quanto um jovem podem receber e incrementar com benefícios mensais.

  • Geralmente as empresas oferecem um salário mínimo.

O valor é somado ao final do mês de acordo com a carga horária trabalhada. Contudo, há regras. Não é permitido atuar na empresa por mais de seis horas diárias e sempre com um ou dias de folgas.

Também é vetado pelas regras do programa as horas extras e dias de trabalho durante o horário de aulas.

Ao se informar sobre Jovem Aprendiz

Quanto ganha Jovem Aprendiz o mais indicado é entrar em contato com a empresa a qual deseja atuar. Cada contrato possui regras diferenciadas, sendo isso mais positivo para o estudante interessado no programa.

O Banco do Brasil, por exemplo, paga mais de meio salário mínimo e outros benefícios como vale transporte e alimentação aos jovens atuando em suas agências. Já os Correios oferecem uma carga horário menor, de apenas 4 horas, com a possibilidade de incentivos e até presentes de campanhas da empresa. 

quanto-ganha-jovem-aprendiz-2

Quais as regras para ser um Jovem Aprendiz?

A principal e mais importante é ainda está na fase de estudos. Seja no ensino fundamental ou médio, é preciso estar matriculado e frequentando uma escola pública antes mesmo de querer saber quanto ganha Jovem Aprendiz. Sem os devidos documentos comprovando isso o jovem não pode se candidatar a a uma vaga no mercado.

Também é preciso ter entre 14 e 24 anos, completados os 14 antes de tentar entrar no programa e finalizando os 24 no mesmo ano da assinatura do contrato. Ultrapassando a idade limite o cadastro não será válido. 

Outra regra importante é não poder estar em outro estágio remunerado. Também não é permitido ser aluno de escola particular.

quanto-ganha-jovem-aprendiz-3

Como se tornar um Jovem Aprendiz?

As empresas possuem um programa próprio de Jovem Aprendiz e abrem seleção ao menos duas vezes ao ano. O programa do Governo Federal convida empresas parceiras para contratar jovens e assim os incentivar a se profissionalizar.

Os empregadores se cadastram no programa governamental e abrem seus processos seletivos. Os jovens entram no site da empresa, fazem o cadastro e esperam o processo seletivo. Pode haver uma prova, apenas entrevista ou seleção por currículo e localidade. Alguns dos programas para cadastro são:

  • Correios clicando aqui;
  • Banco do Brasil clicando aqui;
  • Caixa Econômica Federal clicando aqui;
  • Ambev clicando aqui, dentre outras. 

Infelizmente a participação no programa não possui qualquer relação com a contratação. O contrato pode ser feito com a empresa de até 2 anos e pode existir um interesse em contratação depois. Mas o reaproveitamento do jovem não é obrigatório. 

Quanto Ganha Jovem Aprendiz: Salário
1 votos. Average 5 out of 5

Alguma Dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *